Destino da maioria dos currículos é o lixo

Canal Executivo UOL - 10.03.2006


A internet aproximou a porta das empresas para os candidatos a emprego. Graças ao correio eletrônico, por exemplo, ficou muito mais fácil e eficiente enviar um currículo. Não se iluda, porém, com tanta facilidade. O destino da grande maioria deles é o lixo.

Além do fato da quantidade de currículos ser maior que o número de vagas disponível, o descarte também acontece devido a uma série de erros que os candidatos cometem na apresentação do material.

O erro mais comum é o excesso de informação. Ao contrário do que muita gente pensa, o currículo deve ser o mais resumido possível. Informações que não estejam ligadas à área de interesse devem ser omitidas. O importante mesmo é que o candidato consiga demonstrar seus conhecimentos e deixe claro suas experiências na área desejada.

As informações referentes à formação acadêmica não precisam incluir todos os níveis escolares. O ideal é começar pelo ensino médio. Já os conhecimentos em informática podem ser descritos de duas formas. Quem for apenas usuário, deve citar os programas que domina. Quem for da área, de programação ou desenvolvimento, deve informar o grau de conhecimento. Neste caso, é interessante também informar por onde passou e se possui certificado técnico.

Um conselho: o candidato jamais deve enviar foto ou enfeitar o currículo com cores, letras exóticas ou ilustrações. Isso dificulta o recebimento do e-mail e não traz nenhuma vantagem na seleção.

É bom tomar cuidado também com o nome que se vai dar ao arquivo do currículo. Nunca use apenas "currículo". Salve o arquivo com seu nome. Isso facilita o trabalho de quem recebe os e-mails, pois ele não vai precisar renomear cada arquivo que chega antes de guardá-lo.

Não arrisque salvar o currículo em Macintosh puro. Muitas empresas não possuem programas compatíveis, o que inutilizaria seu arquivo. Os CVs só devem ser salvos em Macintosh desde que o programa utilizado seja de versões recentes, que tenham conversão para PC.

Antes de enviar o e-mail não esqueça de passar um anti-vírus. Se seu currículo chegar com vírus na empresa, vai ser deletado imediatamente. No caso de querer enviar uma carta de apresentação, seja econômico. Não precisa contar toda sua vida. Resuma seus objetivos e agradeça a oportunidade. Esse texto deve ir no corpo do e-mail e não como outro arquivo anexo.

Algumas empresas têm resposta automática de recebimento de e-mail. Se a empresa para a qual seu currículo for enviado não possuir esse recurso, não tente confirmar se o e-mail chegou ou não. Isso só atrapalha o trabalho de quem seleciona os currículos. Caso esqueça de enviar algum dado no primeiro currículo, não há problema em mandar um novo. Esclareça o erro e peça que apenas o último seja considerado. No mais, boa sorte!


Guia Trabalhista | CLTRotinas Trabalhistas | CIPA | Empregado Doméstico | PPPAuditoria Trabalhista | Acidentes de Trabalho | Prevenção Riscos TrabalhistasPlanejamento de CarreiraTerceirização | RPSModelos de Contratos | Gestão de RHRecrutamento e Seleção Boletim | TemáticasPublicaçõesRevenda e Lucre | Condomínio | Livraria | ContabilidadeTributação