OUVIDORIA: PREVIDÊNCIA RECEBE 20 MIL ATENDIMENTOS POR MÊS

Há mais de seis anos, o INSS oferece um canal direto de comunicação para os seus segurados

Da Redação (Brasília) – Primeira ouvidoria criada dentro da esfera federal, a Ouvidoria-Geral da Previdência Social comemora com sucesso mais de seis anos ininterruptos de funcionamento. No primeiro mês em que iniciou suas atividades, em agosto de 1998, a ouvidoria computou 2.800 atendimentos. Hoje, são cerca de 20 mil registros por mês e um acumulado de 276 mil nos últimos 12 meses. Atualmente, a Ouvidoria-Geral da Previdência Social é a maior ouvidoria do Governo Federal.

Isto significa que o usuário confia no canal que ele se utiliza para encaminhar seus problemas relacionados à Previdência Social. Apesar das reclamações estarem presentes em 80% das demandas, muitas pessoas procuram a Ouvidoria para denunciarem irregularidades (4%) ou para elogiarem os serviços prestados pela Previdência Social (2%).

A Ouvidoria-Geral trabalha com dois focos: primeiro, resolver os casos concretos apresentados pelo cidadão. Depois, fazer relatórios sugerindo mudanças operacionais ou estratégicas nos pontos falhos. “A ouvidoria é o procurador institucional do cidadão, em que ele não precisa recorrer a intermediários”, explica Neiva Renck Maciel, ouvidora-geral da Previdência Social. “A população tem um papel importante na melhoria da Casa porque é graças a ela que implementamos mudanças para melhor atendê-la”, define Neiva.

Atualmente, 90 pessoas trabalham na Ouvidoria-Geral da Previdência Social. Um grupo analisa os registros e os classifica por assunto e unidade solucionadora. Um outro revisa as respostas oferecidas pelas áreas, redige e expede as cartas-resposta aos cidadãos.

O modelo implantado pela Previdência é exemplo de eficiência para muitos órgãos da administração pública. Com freqüência, ministérios, autarquias e até prefeituras solicitam consultoria à ouvidoria previdenciária.

SERVIÇO - Para facilitar o atendimento, o Ministério da Previdência Social criou vários canais de acesso a Ouvidoria. Entre eles estão internet, telefone, correios ou agências da Previdência Social, onde existem urnas coletoras. Nas agências reformadas, há ainda o "telefone vermelho" que permite um contato direto do segurado com a Ouvidoria.

Quem quiser entrar em contato com a Ouvidoria-Geral da Previdência Social sem sair de casa, pode acessar o site www.previdenciasocial.gov.br, onde existe o formulário eletrônico do Fale Conosco ou escrever um e-mail para ouvidoria@previdencia.gov.br. O interessado também pode ligar para o PREVFone (0800-780191) ou mandar uma carta para Caixa Postal 09714 – CEP 70001-970 – BSB – DF. (Rosana Tonetti).

Fonte: Agência de Notícias da Previdência Social - 14/12/2004


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