OUVIDORIA: PREVIDÊNCIA RECEBE 20 MIL ATENDIMENTOS POR MÊS
Há mais de seis anos, o INSS oferece um canal direto de comunicação para os seus segurados
Da Redação (Brasília) – Primeira ouvidoria criada dentro da
esfera federal, a Ouvidoria-Geral da Previdência Social comemora com sucesso
mais de seis anos ininterruptos de funcionamento. No primeiro mês em que iniciou
suas atividades, em agosto de 1998, a ouvidoria computou 2.800 atendimentos.
Hoje, são cerca de 20 mil registros por mês e um acumulado de 276 mil nos
últimos 12 meses. Atualmente, a Ouvidoria-Geral da Previdência Social é a maior
ouvidoria do Governo Federal.
Isto significa que o usuário confia no canal que ele se utiliza para encaminhar
seus problemas relacionados à Previdência Social. Apesar das reclamações estarem
presentes em 80% das demandas, muitas pessoas procuram a Ouvidoria para
denunciarem irregularidades (4%) ou para elogiarem os serviços prestados pela
Previdência Social (2%).
A Ouvidoria-Geral trabalha com dois focos: primeiro, resolver os casos concretos
apresentados pelo cidadão. Depois, fazer relatórios sugerindo mudanças
operacionais ou estratégicas nos pontos falhos. “A ouvidoria é o procurador
institucional do cidadão, em que ele não precisa recorrer a intermediários”,
explica Neiva Renck Maciel, ouvidora-geral da Previdência Social. “A população
tem um papel importante na melhoria da Casa porque é graças a ela que
implementamos mudanças para melhor atendê-la”, define Neiva.
Atualmente, 90 pessoas trabalham na Ouvidoria-Geral da Previdência Social. Um
grupo analisa os registros e os classifica por assunto e unidade solucionadora.
Um outro revisa as respostas oferecidas pelas áreas, redige e expede as
cartas-resposta aos cidadãos.
O modelo implantado pela Previdência é exemplo de eficiência para muitos órgãos
da administração pública. Com freqüência, ministérios, autarquias e até
prefeituras solicitam consultoria à ouvidoria previdenciária.
SERVIÇO - Para facilitar o atendimento, o Ministério da Previdência Social criou
vários canais de acesso a Ouvidoria. Entre eles estão internet, telefone,
correios ou agências da Previdência Social, onde existem urnas coletoras. Nas
agências reformadas, há ainda o "telefone vermelho" que permite um contato
direto do segurado com a Ouvidoria.
Quem quiser entrar em contato com a Ouvidoria-Geral da Previdência Social sem
sair de casa, pode acessar o site
www.previdenciasocial.gov.br, onde existe o formulário eletrônico do Fale
Conosco ou escrever um e-mail para
ouvidoria@previdencia.gov.br. O interessado também pode ligar para o
PREVFone (0800-780191) ou mandar uma carta para Caixa Postal 09714 – CEP
70001-970 – BSB – DF. (Rosana Tonetti).
Fonte: Agência de Notícias da Previdência Social - 14/12/2004
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