Guia Trabalhista



Tamanho do Texto + | Tamanho do texto -

DECLARAÇÃO DO IRPF - ACOMPANHE E CORRIJA POSSÍVEIS PENDÊNCIAS ANTECIPADAMENTE


Fonte: Receita Federal - 30/09/2009  -  Adaptado pelo Guia Trabalhista


A Receita Federal disponibiliza em seu sitio, aos contribuintes que fizeram a declaração do imposto de renda, todas as principais informações do processamento da declaração, apontando, inclusive, eventuais divergências entre o que foi declarado pelo contribuinte e o que foi informado pela fonte pagadora.


Estas informações são disponibilizadas por meio de um extrato, onde o contribuinte, pessoa física, possa obter as seguintes informações:


Para consultar o extrato, é necessária a utilização de código de acesso ou certificado digital informando:


Caso o contribuinte não tenha entregue a DIRPF 2008 ou a DIRPF 2009 como titular, não será exigido o respectivo número de recibo. No caso de não ter entregue nenhuma das duas, será exigido apenas o número do titulo de eleitor.


Os números dos recibos de entrega devem ser informados com 10 dígitos (sem DV).


No caso de Declaração entregue em formulário, deve-se informar o número da etiqueta sem as letras, com dv, e acrescentar um zero no início para completar os 10 dígitos.


Se você não sabe o número do seu recibo de entrega, clique aqui para recuperá-lo.


Alertamos que ao acessar algumas páginas da Receita Federal o usuário poderá encontrar avisos de segurança de Certificado Inválido ou Não Confiável. O motivo pode estar na cadeia de certificados desatualizada, instalada no computador utilizado.


No caso da geração do código de acesso, é provável que isso ocorra, por isso, é importante que o usuário se certifique que o protocolo na barra de endereços se inicia com  (https://www.receita.fazenda.gov.br/). Se estiver conforme indicado, o usuário poderá continuar navegando no site normalmente.


Após gerar seu código de acesso ou certificado digital, o contribuinte poderá visualizar as informações das suas últimas declarações através do link Acesse o extrato da Dirpf preenchendo o CPF, o código de acesso e a senha informados pela Receita Federal.


A relação das últimas declarações feitas pelo contribuinte traz o "status" da declaração, ou seja, a situação em que a declaração se apresenta, se processada, em processamento ou em pendências.


Havendo pendências, o contribuinte poderá verificar quais são as irregularidades apontadas, bem como obter as indicações para fazer a correções necessárias.


Retificação On Line


Para retificar on line a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física, é necessária a utilização de código de acesso ou certificado digital, os mesmos que também permitem a Pesquisa de Situação Fiscal e a consulta ao Extrato da Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física.


A declaração Retificadora on line do Imposto de Renda Pessoa Física permite sua utilização para:


Telefones:
São Paulo: (11) 3957-3197
Rio de Janeiro: (21) 3500-1372
Belo Horizonte: (31) 3956-0442
Curitiba: (41) 3512-5836
Porto Alegre: (51) 3181-0355
Whatsapp: (14) 99824-9869 Fale conosco pelo Whatsapp

Nosso horário de atendimento telefônico/fax é: de segundas às sextas-feiras, das 09:00 às 11:45h e das 13:15 às 17:45h (horário do Sudeste do Brasil).

Em nossa Central de Atendimento ao Cliente você encontrará outras formas de contato.