Guia Trabalhista



Tamanho do Texto + | Tamanho do texto -

ASPECTOS IMPORTANTES A SEREM CONSIDERADOS EM UMA PESQUISA SALARIAL


Sergio Ferreira Pantaleão


A pesquisa salarial tem por objeto a investigação de dados como: salário, remuneração variável (bônus, PLR, comissões), adicionais como periculosidadeinsalubridade ou adicional por tempo de serviço e outros que irão compor o “total em dinheiro” recebido pelo funcionário.


Podem ser pesquisados, ainda, dados relativos a benefícios (assistência médica, odontologia, seguro de vida, refeição, etc.), que além de serem coletados de forma detalhada, buscando entender minuciosamente a prática das empresas, podem ser quantificados, compondo a “remuneração total”, ou seja, o total em dinheiro acrescido da remuneração em forma de benefícios recebidos pelo empregado.


Para a seleção das empresas é preciso levar em consideração alguns pontos que podem influenciar consideravelmente no resultado que se espera da pesquisa.


Os principais pontos são:


 

Estes pontos são importantes pois darão à pesquisa um direcionamento segmentado, e os resultados tabulados poderão espelhar a prática salarial de mercado das empresas, principalmente com porte equivalente à empresa patrocinadora ou de profissionais equivalentes em seu quadro.


Localização Geográfica


A localização geográfica é importante uma vez que a empresa, que possui atividades em vários estados do país, poderá ter variações consideráveis em termos salariais entre um estado e outro.


Não é raro encontrar pessoas que se deslocam para grandes centros em busca de novas oportunidades profissionais e salariais, já que nestes locais é que se concentram os maiores salários e as melhores oportunidades de carreira.


Para se obter dados salariais do mercado compatíveis com os salários aplicados na organização, a escolha da região deve ser levada em conta. Caso tenha a necessidade de se fazer a pesquisa em outras regiões, se faz necessário uma análise separada (por região) em relação ao salário da organização.


Ramo de Atividade 


Este ponto é mais aplicado em situações onde a empresa deseja fazer a pesquisa em outras de mesma atividade empresarial, com profissionais equivalentes, e cargos semelhantes. 


Estas empresas geralmente apresentam semelhanças como tecnologia empresarial, operação e atividades desenvolvidas, tipologia dos cargos, dentre outras. 


Estrutura Organizacional


Muitos cargos e consequentemente a respectiva remuneração estão relacionados com o tamanho da empresa.


Um cargo de Gerente de Produção ou Supervisor Financeiro de uma empresa de grande porte possui características salariais diferentes de uma empresa de pequeno porte. Por estas razões é que deve se levar em consideração a estrutura da empresa para direcionar a pesquisa de acordo com sua necessidade.


Política Salarial da Empresa


A política salarial também deve ser observado, pois está ligada diretamente ao perfil profissional que a empresa pretende atrair e reter.


Se o resultado desejado da pesquisa salarial for de remunerações acima da média de mercado, é preciso direcionar para as organizações com políticas mais avançadas, as quais estão num patamar acima do padrão adotado pelas outras empresas.


Se o resultado é de remunerações dentro de um padrão médio de mercado, deverão ser escolhidas empresas mais conservadoras, com políticas salariais mais comuns.


Podemos observar que as empresas que farão parte da pesquisa salarial não poderão ser escolhidas aleatoriamente e o número de participantes, irá variar em função da consistência dos dados que se deseja obter e do tempo que se tem disponível para a conclusão dos resultados.


Para se ter uma diversificação, recomenda-se incluir empresas concorrentes diretas da linha de produtos ou serviços, de grande porte e com estabilidade de mercado, organizadas e com programas de qualidade reconhecidos, que possuem níveis salariais competitivos e que atraem mais profissionais do mercado, empresas jovens e agressivas entre outras.


Caberá à empresa patrocinadora definir qual o número exato de participantes que irão fazer parte da pesquisa, o volume de informações e dados solicitados. Para as grandes corporações, o número de participantes obviamente serão maiores que nas pequenas, visto a diferença de sua estrutura de cargos e salários. Este número poderá variar entre 10 e 25 empresas participantes.


Trecho extraído da Obra Cargos e Salários utilizado com permissão do autor.


Sergio Ferreira Pantaleão é Advogado, Administrador, responsável técnico pelo Guia Trabalhista e autor de obras na área trabalhista e Previdenciária.
 

Atualizado em 28/06/2017


Passo a Passo para Implantação de Cargos e Salários! Exemplos e detalhamentos práticos - manual sem complicações! Invista pouco e tenha domínio sobre a gestão de cargos e salários! Clique aqui para mais informações.

Telefones:
São Paulo: (11) 3957-3197
Rio de Janeiro: (21) 3500-1372
Belo Horizonte: (31) 3956-0442
Curitiba: (41) 3512-5836
Porto Alegre: (51) 3181-0355
Whatsapp: (14) 99824-9869 Fale conosco pelo Whatsapp

Nosso horário de atendimento telefônico/fax é: de segundas às sextas-feiras, das 09:00 às 11:45h e das 13:15 às 17:45h (horário do Sudeste do Brasil).

Em nossa Central de Atendimento ao Cliente você encontrará outras formas de contato.