COMO ESTÁ SEU PLANEJAMENTO DE CARREIRA?

 

Nelson Mota de Souza e Júlio César Zanluca

 

Em qualquer mercado de trabalho no mundo, sempre serão escassos os profissionais de sucesso. Existem poucos profissionais que realmente têm encontro com êxito em suas vidas.

 

O interessante é que sucesso, êxito, triunfo não podem ser comprados. Não existem lugares específicos onde encontrar estes objetivos. Entretanto, podemos afirmar que o teu sucesso depende muito mais de você mesmo do que você pensa.

 

É claro que em um mercado de trabalho como o nosso, onde o próprio emprego já é um elemento escasso, muito mais necessário se torna adquirir aquele “plus”, aquele “algo mais” para encarar com mais confiança, fé e compromisso este mercado de trabalho tão arredio.

 

Os recursos são escassos, logo, precisamos maximizar seu uso para atingir os objetivos propostos. A melhor maneira de fazer isso é planejando. Gostamos de planejar as férias. Gostamos (ou precisamos) de planejar as finanças. Gostamos de planejar até o tamanho das nossas famílias... Precisamos urgentemente aprender a gostar de planejar aquilo que permitirá que as demais coisas citadas anteriormente efetivamente aconteçam: as carreiras, as profissões e os meios de produção.

 

É claro que existem variáveis sobre as quais não possuímos nenhum controle. As imprevisibilidades da vida, a temporalidade das carreiras e profissões, a volatilidade dos negócios, dos mercados e das tecnologias neste mundo moderno (ou já será pós-moderno?) deixam muita pouca margem de planejamento possível.

 

Mas sempre poderemos nos preparar melhor para “os tempos piores”. E quem se prepara com antecedência, terá a satisfação de perceber que aqueles tempos piores para muitos, não são tão ruins assim para quem teve vontade de vencer... E mais, teve compromisso com esta vontade.

 

A todos é feita a exigência de um planejamento a curto, médio e longo prazo. Quem não planejar se dará mal. Quem pouco planejar, pouco competitivo será. Quem se esmerar no planejamento, terá realmente maiores possibilidades de atingir o sucesso profissional.

 

Não dar importância ao planejamento, demorar em sua elaboração e adiar sua implementação é como “dar um tiro no pé”.

 

As melhores colocações serão automaticamente daqueles que melhor se preparam para elas, e isto exige planejamento. Demore um pouco mais para elaborar o seu planejamento, a concorrência agradece. Espere o melhor momento para por o teu planejamento em execução, provavelmente hoje, agora e já é o melhor momento para aquele que irá preencher a tua vaga naquela empresa ou atividade.

 

Trecho extraído da obra Planejamento de Carreira e Marketing Pessoal - usado com permissão dos autores.


Guia Trabalhista | CLTRotinas Trabalhistas | CIPA | Empregado Doméstico | PPPAuditoria Trabalhista | Acidentes de Trabalho | Prevenção Riscos TrabalhistasPlanejamento de CarreiraTerceirização | RPSModelos de Contratos | Gestão de RHRecrutamento e Seleção Boletim | TemáticasPublicaçõesRevenda e Lucre | Condomínio | Livraria | ContabilidadeTributação