Auditoria na Terceirização

 

NR 12 - MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS

 

INSTALAÇÕES E ÁREAS DE TRABALHO

 

Os pisos dos locais de trabalho onde se instalam máquinas e equipamentos devem ser vistoriados e limpos sempre que apresentarem riscos provenientes de graxas, óleos e outras substâncias que os tornem escorregadios.

 

As áreas de circulação e os espaços em torno de máquinas e equipamentos devem ser dimensionados de forma que o material, os trabalhadores e os transportadores mecanizados possam movimentar-se com segurança.

 

Entre partes móveis de máquinas e/ou equipamentos deve haver uma faixa livre variável de 0,70m (setenta centímetros) a 1,30m (um metro e trinta centímetros), a critério da autoridade competente em segurança e medicina do trabalho.

 

A distância mínima entre máquinas e equipamentos deve ser de 0,60m (sessenta centímetros) a 0,80m (oitenta centímetros), a critério da autoridade competente em segurança e medicina do trabalho.

 

Além da distância mínima de separação das máquinas, deve haver áreas reservadas para corredores e armazenamento de materiais, devidamente demarcadas com faixa nas cores indicadas pela NR 26.

 

Cada área de trabalho, situada em torno da máquina ou do equipamento, deve ser adequada ao tipo de operação e à classe da máquina ou do equipamento a que atende.

 

As vias principais de circulação, no interior dos locais de trabalho, e as que conduzem às saídas devem ter, no mínimo, 1,20m (um metro e vinte centímetros) de largura e ser devidamente demarcadas e mantidas permanentemente desobstruídas.

 

As máquinas e os equipamentos de grandes dimensões devem ter escadas e passadiços que permitam acesso fácil e seguro aos locais em que seja necessária a execução de tarefas.

 

NORMAS DE SEGURANÇA PARA DISPOSITIVOS DE ACIONAMENTO, PARTIDA E PARADA DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS

 

NORMAS SOBRE PROTEÇÃO DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS

 

ASSENTOS E MESAS

 

FABRICAÇÃO, IMPORTAÇÃO, VENDA E LOCAÇÃO DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS

 

MANUTENÇÃO E OPERAÇÃO

 

ANEXO I – MOTOSSERRAS

 

ANEXO II - CILINDROS DE MASSA

 

Para obter a íntegra do presente tópico, atualizações, exemplos e jurisprudências, acesse Máquinas e Equipamentos - Norma Regulamentadora 12 no Guia Trabalhista On Line.