Guia Trabalhista



Tamanho do Texto + | Tamanho do texto -

CUIDADOS DO EMPREGADO QUE NAVEGA PELAS REDES SOCIAIS DURANTE O TRABALHO


Fonte: Blog MTE - 02/06/2011  -  Adaptado pelo Guia Trabalhista


Zelosas por sua imagem e segurança, as empresas estão cada vez mais de olho naquilo que empregados e candidatos publicam nas redes sociais.


Você sabe como usar os sites de maneira apropriada? Sabe o que não dizer nem o que não deve publicar?


Uma pesquisa recente da empresa americana de segurança de e-mail, Proofpoint, revelou que 7% das organizações já demitiram um empregado por causa de sua atividade em sites de mídia social. Outros 20% disseram que, por causa das redes sociais, empregados tiveram de ser advertidos.


O boom atual das redes trouxe dinamismo para o compartilhamento de informações de um modo que vai muito além do simples lazer. Tais recursos podem ser utilizados efetivamente a favor de uma marca, para compreender o público e traçar estratégias focadas nas escuta e diálogo.


Mas, para o usuário e empregado, como utilizar estas redes a seu favor?


Em tempos que se debate tanto a privacidade e os limites entre a postura profissional e pessoal nas redes, uma coisa é certa: é preciso zelar pela imagem on-line e levar em consideração que tudo que é postado diz alguma coisa sobre você. Na dúvida, é sempre melhor moderar.


Quais são os comportamentos que um empregador poderia julgar prejudiciais nos perfis on-line de seus empregados?


Observe alguns erros que os usuários cometem no Facebook, Orkut e Twitter, e que poderiam servir de porta para o desemprego:


Quanto menos comunidades você participar, melhor para a sua privacidade.


Ser discreto em relação ao trabalho é a melhor prática para se evitar problemas com os chefes. Aproveite o espaço para mostrar o melhor de você. Se você usa o (curto) espaço das redes sociais para exibir seus projetos, você faz com que seus colegas e até os chefes se aproximem, abrindo espaço para conversas informais e até gostos em comum.

Telefones:
São Paulo: (11) 3957-3197
Rio de Janeiro: (21) 3500-1372
Belo Horizonte: (31) 3956-0442
Curitiba: (41) 3512-5836
Porto Alegre: (51) 3181-0355
Whatsapp: (14) 99824-9869 Fale conosco pelo Whatsapp

Nosso horário de atendimento telefônico/fax é: de segundas às sextas-feiras, das 09:00 às 11:45h e das 13:15 às 17:45h (horário do Sudeste do Brasil).

Em nossa Central de Atendimento ao Cliente você encontrará outras formas de contato.