Guia Trabalhista


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VOCÊ CONHECE SOBRE O SEU TRABALHO OU SE DEDICA EM SABER?


Sergio Ferreira Pantaleão


A atuação em qualquer carreira profissional parece ser bem difícil para quem nunca trabalhou antes ou para quem, ainda que tenha tido alguma experiência profissional, tenha optado por uma função diferente da qual ingressou no mercado de trabalho.


A expectativa gerada por desconhecer uma atividade, a política ou o ambiente da empresa, bem como os colegas de trabalho, são fatores preocupantes para qualquer profissional até que as coisas se ajeitem e você começa a se sentir mais "em casa", como um membro da organização, uma engrenagem com a qual a empresa precisa para caminhar.


Superada esta fase inicial, começamos a observar a empresa e seus procedimentos com um olhar mais crítico ou, pelo menos, deveríamos agir desta forma, já que conhecemos - ainda que relativamente - o processo do trabalho no setor que atuamos.


Por óbvio, esta crítica deve ser sempre no sentido de melhorar o que estamos fazendo, diminuindo o tempo gasto com as tarefas, o custo com matéria prima e aumentando a eficiência de nosso trabalho e de nossa equipe.


O problema está nos casos onde a pessoa não se interessa pelo que faz e, parecendo viver alheio ao seu trabalho, não conhece o motivo da queda de vendas, o que gerou o aumento dos encargos da folha de pagamento, a perda de qualidade de um produto final, o aumento de sucata ao final de um processo de produção, ou seja, além de desconhecer, não busca saber com maior profundidade os procedimentos e as interferências negativas na atividade de seu setor ou de sua equipe.


A fim de contribuir com o debate, tive a oportunidade de trabalhar com grandes profissionais em diversas empresas ao longo da carreira, e em uma dessas empresas, um amigo, gerente de uma indústria de cabos, utilizava um método bem peculiar para despertar nos grupos de trabalho fabril, um maior interesse pelo desempenho de sua equipe ao longo do mês.


A empresa se utilizava de vários apontamentos para demonstrar, por meio de relatórios, números e gráficos, os principais problemas ocorridos ou as melhorias realizadas que contribuíram para o aumento da produção.


A fábrica trabalhava 24 horas diárias e era composta por várias equipes que se revezavam para atender os 3 turnos existentes. Esperava-se que todos os membros da equipe de cada turno, conhecesse de tudo o que acontecia durante sua jornada de trabalho.


Nas reuniões mensais, realizadas por todo o grupo de fábrica em um auditório, cada equipe (composta por 8 a 12 pessoas) tinha a responsabilidade de desenvolver mensalmente seus próprios gráficos, apontando os problemas ocorridos e suas causas, bem como as soluções encontradas e a técnica de melhoria utilizada pela equipe.


Nesta reunião o gerente de fábrica sorteava a ordem de apresentação das equipes para falar dos números apontados durante o mês (quantidade produzida, aumento ou diminuição de sucata, melhoria nas máquinas e equipamentos, ideias para melhorar o ambiente de trabalho e diminuir o número de acidentes entre outras informações pertinentes).


A grande diferença, que para muitos era uma grande dor de cabeça, é que o gerente saía pelo auditório com um pequeno jacaré de brinquedo que tinha vários dentes. Cada membro da equipe era convidado a apertar um dos dentes do jacaré. Seria o indicado a apresentar os números da equipe para toda a fábrica, o empregado que apertasse o dente e fosse abocanhado pelo jacaré.


No início as pessoas foram surpreendidas pela dinâmica apresentada e, inevitavelmente, vários empregados simplesmente diziam que não sabiam falar sobre os números apontados por sua equipe, já que apenas um ou dois do grupo, que conheciam de planilhas eletrônicas, eram os responsáveis por levantar os números e desenvolver os gráficos.


Com o decorrer do tempo, os empregados passaram a se interessar mais por suas atividades, pelos problemas enfrentados e pelas soluções aplicadas pela equipe de trabalho.


Esta era uma forma bastante sadia de envolver as pessoas, bem como provocava a interação entre os turnos, mostrando que os empregados precisavam estar inteiramente envolvidos com o seu trabalho, com o desempenho de sua equipe e consequentemente com o desempenho da empresa como um todo.


Quando você está propenso a se expor ou a expor sua equipe, você passa buscar mais informações e se inteirar das suas atividades, a cuidar do colega de trabalho que parece alheio ao que está acontecendo, a envolver a equipe na busca de um melhor resultado e passa, consequentemente, a atingir suas metas gradativamente.


Se não conhece de seu trabalho ou não se dedica em saber, fique alerta. Dizer que conhece da atividade porque faz tudo o que o chefe determina pode ser um perigo para sua vida profissional. Esse "conhecer" está além do que está normatizado internamente ou que foi ordenado pelo chefe. 


É preciso estar à frente, buscar novas alternativas de fazer suas tarefas, "subir a montanha" e ter uma visão a partir do todo para despertar soluções diferentes do que normalmente se enxerga.


Relatei este fato apenas para demonstrar que, muitas vezes, ficamos estagnados esperando ser abocanhados pelo jacaré, esperando alguma provocação para só então reagir.


Mas é preciso cuidado, primeiro porque o jacaré pode passar ao nosso lado e sequer esboçar reação, imaginando que somos apenas uma estátua e segundo, ainda que possamos despertar alguma reação e provocar a mordida do jacaré, perderemos nossa perna e não conseguiremos dar aquele passo que deveríamos ter dado já há muito tempo.


Seja proativo e faça o que precisa ser feito. Por mais que você não esteja atuando na função ou na profissão que deseja, conheça e dê o máximo de si, utilize-a como uma ferramenta para alcançar aquilo que almeja, seja no aspecto financeiro ou na realização profissional. O interesse naquilo que, a princípio não seja sua meta, pode ser visto pela organização como o diferencial que o levará a alcançar até o que não imaginava.



Sergio Ferreira Pantaleão é Advogado, Administrador, responsável técnico pelo Guia Trabalhista e autor de obras na área trabalhista e Previdenciária.


Atualizado em 23/10/2018

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