Manual de Rotinas Trabalhistas

 

FGTS - GFIP - SEFIP 

GFIP é a Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social, oferecendo informações para montar um cadastro eficiente de vínculos e remunerações dos segurados da Previdência Social. 

A GFIP substituiu a Guia de Recolhimento do FGTS - GRE, trazendo novas informações de interesse da Previdência Social.

 

MEIO DE COMPROVAÇÃO

 

A concessão de benefícios pelo INSS está condicionada à comprovação, pelo segurado, do tempo de contribuição e das remunerações recebidas. Dificuldades de comprovação muitas vezes fazem com que o trabalhador perca seu direito ao benefício.

 

BASE LEGAL

 

OBJETIVOS

 

Viabilizar o recolhimento/individualização de valores do FGTS e permitir à Previdência Social:

OBRIGAÇÃO

 

PERIODICIDADE

 

PRAZO DE ENTREGA

 

ONDE ENTREGAR

 

Deverá ser entregue pela internet, mediante aplicativo específico, denominado "Conectividade Social". O aplicativo é baixado no site da CEF (www.cef.gov.br).

 

COMO INFORMAR

 

As informações poderão ser apresentadas por meio magnético, gerado por programa distribuído pela CAIXA - programa SEFIP.

 

CONTEÚDO DAS INFORMAÇÕES

 

As empresas deverão informar os vínculos, remunerações e movimentações de seus trabalhadores. Deverão informar também, quando for o caso, além de outras informações específicas.

GFIP SEM MOVIMENTO

PENALIDADES

 

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

 

Para evitar transtornos no preenchimento da nova Guia, os empregadores podem solicitar informações e orientações junto a Central de Telemarketing e agências da CAIXA (Rede de Atendimento), Núcleo de Orientação ao Contribuinte - NOC , da Previdência Social, Postos do INSS, PREVFONE 0800-78-0191 e agências bancárias.

 

SEFIP

 

É um aplicativo que permite a qualquer empregador gerar a GFIP - Guia de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social, e a GRPS - Guia de Recolhimento da Previdência Social.

 

VANTAGENS DA SEFIP

 

O Sistema gera e imprime a GFIP, a Relação dos Estabelecimentos Centralizados - REC, a Relação de Empregados - RE, se for o caso, e a GRPS.

 

Para obter a íntegra do presente tópico, com detalhamentos e atualizações acesse GFIP/SEFIP no Guia Trabalhista On line.