Guia Trabalhista



Tamanho do Texto + | Tamanho do texto -

PROCEDIMENTOS PARA O EMPREGADOR DOMÉSTICO TER ACESSO AO PORTAL eSOCIAL


Julio Cesar Zanluca


De acordo com o art. 2º da Portaria Interministerial MPS/MF 822/2015, a inscrição do empregador doméstico e a entrada única de dados cadastrais e de informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais no âmbito do Simples Doméstico dar-se-á mediante registro no Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas - eSocial, instituído pelo Decreto 8.373/2014.


A partir de outubro/2015 o empregador doméstico deverá realizar o seu cadastramento junto ao Portal do eSocial, pois primeiro pagamento do Simples Doméstico deverá ser realizado até 6 de novembro/2015.


Se ainda não está cadastrado, ao acessar o Portal do eSocial o empregador doméstico deverá clicar no link “primeiro acesso?”, conforme consta da opção do lado superior direito do site, abaixo demonstrado.



Para dar continuidade ao cadastro, o empregador terá que fornecer os seguintes dados:


  • CPF;


  • Data de nascimento;


  • Número do recibo da declaração do imposto de renda (original) ou preferencialmente da retificadora (se houver) dos últimos dois exercícios (2014 e 2015);


Nota: O número do recibo de entrega deve ser informado com 10 dígitos (sem dígito verificador – DV). O empregador poderá recuperar o número do recibo no Portal do e-CAC;


  • Criar/digitar uma senha para futuros acessos;


  • E clicar no botão “gerar código”;


Nota: Para o empregador que tenha enviado apenas uma declaração, será solicitado apenas o recibo da última declaração.


Caso o empregador não tenha feito declaração do imposto de renda pessoa física no último exercício, as informações solicitadas para a geração do código de acesso serão as seguintes:


  • CPF;


  • Data de nascimento;


  • Título de eleitor;


Nota: Caso o empregador não possua os recibos de entrega do imposto de renda e também não possua título de eleitor, deverá utilizar necessariamente o Certificado Digital.


Acesso por Certificado Digital


Os empregadores domésticos que já possuem certificado digital poderá fazer o acesso ao Portal do eSocial diretamente pelo certificado, escolhendo a opção conforme abaixo indicada.



Nota: caso não possua, veja como fazer o cadastramento do certificado digital no tópico específico constante na obra.


A partir do cadastramento do certificado, o acesso ao Portal eSocial e todas as informações prestadas pelo empregador doméstico (ou representante legal – administrador da residência, contador, ou procurador habilitado para tanto) serão validadas por meio do certificado.


As informações acima serão prestadas na forma disciplinada nos Manuais de Orientação do eSocial.


A impossibilidade de utilização do sistema eletrônico será objeto de regulamento, a ser editado pelo Ministério da Fazenda e pelo agente operador do FGTS.


Nota: O sistema eletrônico substituirá, na forma regulamentada pelo ato conjunto, a obrigatoriedade de entrega de todas as informações, formulários e declarações a que estão sujeitos os empregadores domésticos, inclusive os relativos ao recolhimento do FGTS.



Trecho extraído da obra Manual do Empregador Doméstico utilizado com autorização do autor.


Atualizado em 12/12/2015


Síntese objetiva, atualizada e comentada, das principais rotinas da relação de emprego doméstico! Ideal para patrões, contabilistas, advogados, empresários, consultores, professores, fiscais, administradores de RH, estudantes e outros profissionais que lidam com matéria trabalhista. Clique aqui para mais informações.  


Telefones:
São Paulo: (11) 3957-3197
Rio de Janeiro: (21) 3500-1372
Belo Horizonte: (31) 3956-0442
Curitiba: (41) 3512-5836
Porto Alegre: (51) 3181-0355
Whatsapp: (14) 99824-9869 Fale conosco pelo Whatsapp

Nosso horário de atendimento telefônico/fax é: de segundas às sextas-feiras, das 09:00 às 11:45h e das 13:15 às 17:45h (horário do Sudeste do Brasil).

Em nossa Central de Atendimento ao Cliente você encontrará outras formas de contato.