Guia Trabalhista


Tamanho do Texto + | Tamanho do texto -

AUMENTO SALARIAL - SEJA PROATIVO QUE O RECONHECIMENTO IRÁ TE ENCONTRAR


Sergio Ferreira Pantaleão


Quantas vezes sonhamos com o dia em que o chefe irá chegar e anunciar "parabéns, você foi reconhecido pelo bom desempenho e a partir do próximo mês terá um aumento salarial". 


De repente você "acorda" e vê que isso realmente não passou de um sonho, que o salário continua igual e o jeito vai ser encontrar coragem para "chegar junto" e requerer o aumento almejado.


Mas seja cuidadoso e antes disso, avalie alguns pontos a fim de que seu pedido não seja negado "de cara", tais como:


  1. Conheça do plano de cargos e salários da empresa e saiba se as correções salariais são concedidas somente de acordo com o que está no plano;

  2. Jamais peça aumento quando o chefe estiver muito ocupado ou irritado com algum assunto/problema, bem como quando a empresa estiver numa fase de contenção salarial por uma crise econômica, por exemplo;

  3. Avalie seu desempenho, faça uma análise comparativa de modo a sustentar e justificar esse aumento. Procure demonstrar através de gráficos, apontamento de metas atingidas, números, elogios recebidos de colegas e chefes de outras áreas, prêmios recebidos por destaque na equipe, projetos inovadores, capacidade em gerir pessoas ou qualquer outro dado, de que é merecedor do aumento;

  4. Jamais justifique a necessidade de um aumento porque precisa trocar de carro, a prestação da casa aumentou, precisa fazer uma viagem com a família ou porque o filho entrou na faculdade particular. Isto é um problema que cada um deve resolver de acordo com seu orçamento mensal e não deve ser transferido para a empresa.

  5. Se coloque no lugar do chefe e tenha certeza de que ele deverá justificar o aumento que será dado a você. Por isso seus apontamentos são importantes, já que servirão de base também para ele sustentar a decisão perante a Diretoria da empresa;

  6. Lembre-se que qualquer empresa visa lucro e para você merecer um aumento, terá que demonstrar que seu pedido está consubstanciado no relevante rendimento apresentado nos últimos anos/meses e no aumento da produtividade no desempenho de sua função;

  7. Verifique a compatibilidade de seu salário com o salário (na mesma função) praticado no mercado de trabalho. Leve em consideração o porte da empresa, faturamento, ramo de atividade, experiência exigida entre outros parâmetros que achar necessário, de modo a demonstrar eventual defasagem salarial. Se não tem informações sobre o salário para o seu cargo praticado nas empresas concorrentes, busque estes dados através de pesquisa na internet;

  8. Se já encontrou uma oportunidade no mercado de trabalho, e quer usar isso como argumento, então é o momento de passar o "macaco" para o ombro do chefe, deixando que ele ofereça um aumento ou uma oportunidade de crescimento na empresa para reter você no quadro de pessoal. Mas não utilize este argumento sem realmente ter encontrado uma oportunidade em outra empresa. Se o chefe não demonstrar interesse em te segurar na empresa, esteja preparado para pedir demissão e seguir seu caminho. Usar este argumento e depois continuar na empresa, será péssimo para sua reputação.


Além destas questões, analise outros aspectos que considere importante e se, ao final destas ponderações, tiver certeza que é o momento de requerer o aumento, agende um horário com o chefe para conversar.


Oportuno que faça um planejamento do que irá dizer e a forma como irá abordar cada passo de sua conversa. Faça um ensaio antes com alguém da família ou amigo e, considerando a tecnologia atual, grave este ensaio para que você veja a gravação sob o olhar crítico do chefe. Isso o ajudará a evitar cometer falhas.


Tenha em mente que você não irá perguntar ao chefe se ele acha que você merece um aumento, você irá afirmar e convencê-lo, através de seus argumentos e números, que merece o aumento.


Seja claro e objetivo na solicitação. Demonstre (conforme item 3 acima) os motivos de seu pedido e independentemente da resposta, mantenha-se otimista e se possível, melhore seu desempenho.


Esteja preparado para ouvir "não". Neste caso, ele também deve apresentar-lhe os argumentos para a negativa. Se não o fizer, pergunte. Peça para que lhe mostre os caminhos a seguir, o que você pode melhorar para merecer o aumento.


Deixe transparecer para o chefe e para a empresa (não através de palavras, mas pelas atitudes proativas) que você está "vivo" e que a qualquer momento a concorrência poderá te encontrar, mas até lá e independentemente de ter ou não o aumento, irá se dedicar com afinco no desenvolvimento de seu trabalho.


Construa o seu caminho. Dê o seu melhor. Não precisa buscar o reconhecimento a todo custo, deixe que o reconhecimento o encontre através do resultado de seu trabalho, seja pela própria empresa ou pela empresa concorrente.



Sergio Ferreira Pantaleão é Advogado, Administrador, responsável técnico pelo Guia Trabalhista e autor de obras na área trabalhista e Previdenciária.


Atualizado em 03/09/2019


Conheça as obras:

Como conseguir aumento de salário? Dar a volta por cima em sua carreira profissional? Obter crescimento contínuo na sua remuneração? Como obter novo emprego? O que você está esperando? Adquira já esta obra e eleve sua carreira às alturas! Clique aqui para mais informações.     Passo a Passo para Implantação de Cargos e Salários! Exemplos e detalhamentos práticos - manual sem complicações! Invista pouco e tenha domínio sobre a gestão de cargos e salários! Clique aqui para mais informações.

Telefones:
Curitiba: (41) 3512-5836
Whatsapp: (14) 99824-9869 Fale conosco pelo Whatsapp

Nosso horário de atendimento telefônico/fax é: de segundas às sextas-feiras, das 09:00 às 11:45h e das 13:15 às 17:45h (horário do Sudeste do Brasil).

Em nossa Central de Atendimento ao Cliente você encontrará outras formas de contato.