Guia Trabalhista



Tamanho do Texto + | Tamanho do texto -

ESTILO DE COMUNICAÇÃO EM RECURSOS HUMANOS


Júlio César Zanluca


Qualquer gestor de pessoas deve ter muito cuidado com seu estilo de comunicação, caso contrário, seu estilo pode ser o responsável pelo desinteresse do grupo com o qual você trabalha, podendo até, afastá-lo do mesmo.


“Estilo de comunicação” nada mais é do que o conjunto das qualidades de expressão, características de um emissor em comunicação.


Exemplos: “estilo autoritário”, aquele que dá ordens, sem se preocupar com os sentimentos ou opiniões dos outros; estilo “zombador”, só quer rebaixar o que os outros pensam, etc.


Podemos sintetizar as qualidades de um bom estilo de comunicação em 7 características:


1.DIRETO: procura falar frases simples, indo direto ao assunto (não fica “enrolando”).


2.DESEMBARAÇADO: é “leve”, sem palavras “difíceis” ou “gírias”.


3.EQUILIBRADO: procura ouvir tanto quanto falar e não interrompe a conversa dos outros.


4.ADEQUADO: procura não agredir os sentimentos ou opiniões divergentes.


5.CALMO: ritmo de voz pausado e volume médio.


6.RECEPTIVO: aceita objeções, procurando descobrir quais os motivos para tais.


7.POSITIVO: expressa algo que beneficia o receptor da mensagem (ouvinte), elogia.


Seguem algumas regras básicas de como melhorar nosso trato pessoal e possibilitar relacionamentos mais saudáveis, comunicativos e produtivos, em qualquer ambiente:


  • Cumprimente as pessoas. Nada há tão agradável e animado, quanto uma palavra de saudação, particularmente hoje em dia quando precisamos mais de “sorrisos amáveis”.


  • Sorria para as pessoas. Acionamos 72 músculos para franzir a testa e somente 14 para sorrir.


  • Chame as pessoas pelo nome. A música mais suave para muitos ainda é ouvir seu próprio nome.


  • Seja amigo prestativo. Se você quiser ter amigos, seja amigo.


  • Seja cordial. Fale e haja com toda sinceridade.


  • Interesse-se sinceramente pelos outros.


  • Seja generoso ao elogiar, cauteloso ao criticar. Os líderes elogiam, sabem encorajar, dar confiança e elevar os outros.


  • Considere os sentimentos dos outros. Existem três lados numa controvérsia: o seu, o da outra pessoa, e o lado de quem está certo.


  • Ouça, aprenda e saiba reconhecer o valor dos outros.


  • Preste favores, sem esperar nada em troca.


  • Ao dizer “não”, o faça com delicadeza.


  • Nunca devolva um ataque verbal. Nessas horas, é melhor ficar calado do que dizer bobagens e alterar os ânimos.


  • Não se meta onde não é chamado, a não ser que suas responsabilidades o obriguem a tal.


  • Jamais passe comentários negativos.


Uma obra prática sobre administração, gerenciamento e políticas de RH! Como administrar e maximizar os resultados na gestão de pessoas. Modelo de Regulamento Interno, como implantar sistema de benefícios, avaliação de desempenho, etc. Clique aqui para mais informações.

Telefones:
São Paulo: (11) 3957-3197
Rio de Janeiro: (21) 3500-1372
Belo Horizonte: (31) 3956-0442
Curitiba: (41) 3512-5836
Porto Alegre: (51) 3181-0355
Whatsapp: (14) 99824-9869 Fale conosco pelo Whatsapp

Nosso horário de atendimento telefônico/fax é: de segundas às sextas-feiras, das 09:00 às 11:45h e das 13:15 às 17:45h (horário do Sudeste do Brasil).

Em nossa Central de Atendimento ao Cliente você encontrará outras formas de contato.