FGTS PELO CELULAR - MOVIMENTAÇÃO PODE SER ACOMPANHADA ELETRONICAMENTE
Fonte: MTE - 04/05/2009 - Adaptado pelo Guia Trabalhista
A Caixa Econômica Federal, que administra o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço - FGTS lançou quinta-feira (30/04) sua página na internet. O site https://www.fgts.gov.br/ reúne dados gerais, inclusive a movimentação das contas, para facilitar o acesso a informações por parte de trabalhadores, empregadores, estados, municípios e agentes financeiros.
Para o secretário-executivo do FGTS, Paulo Furtado, uma novidade importante é que o trabalhador vai poder acompanhar a movimentação de sua conta, sendo informado, por exemplo, se o empregador está depositando regularmente.
"Por intermédio do sítio o trabalhador poderá obter o saldo e extrato das contas. Ao realizar cadastramento no site, poderá receber informações via celular, Palm Top ou Smart Phone sobre a movimentação de sua conta vinculada", ressalta.
O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, presidente do Conselho Curador do FGTS, destacou que o novo site vai permitir que todos consultem também documentos de gestão e demonstrações financeiras, ampliando a transparência e visibilidade dos recolhimentos e aplicações dos recursos do FGTS. "O Conselho lembra a quem se beneficia dos recursos do fundo, seja para habitação, saneamento básico ou infraestrutura, que os recursos são patrimônio dos trabalhadores brasileiros", disse Lupi.
Empregadores
Para a classe patronal o site disponibiliza toda a legislação vigente do FGTS, oferecendo ao empregador acesso ao SEFIP/GRF, um aplicativo para consolidação de dados cadastrais e financeiros da empresa e de seus trabalhadores com informações para quitação de débitos, consultas de certificado de regularidade, entre outros serviços.
"O site é um portal de serviços desenvolvido especialmente para atender as necessidades do trabalhador, do empregador e da sociedade como um todo, respondendo às principais dúvidas sobre o FGTS", avalia Furtado.
Informações - Cadastramento
O acesso das informações via celular só serão possíveis para o trabalhador que possuir o cartão cidadão (com senha) e também a senha de acesso junto ao site do FGTS.
O Cartão do Cidadão é um cartão magnético, emitido pela CAIXA, que permite que você consulte informações sobre FGTS e Quotas do PIS. Com ele você também pode sacar os benefícios a que tiver direito, como Seguro-Desemprego. Se o trabalhador ainda não o tem, poderá solicitar gratuitamente junto a uma agência da Caixa Econômica Federal.
Se o trabalhador já possui o cartão cidadão e a senha do mesmo, basta acessar o site do FGTS para cadastrar a senha de acesso a internet. No link que se abre, informe o nº do PIS e clique em "esqueci minha senha".
Se o trabalhador já possui o cartão cidadão (com senha) e a senha de acesso a internet, basta acessar o link consulta saldo do FGTS via celular informando o PIS e a senha de acesso a internet.
O trabalhador terá ainda que cadastrar um usuário e senha específicos para receber as iformações via celular, palm top ou smart phone, observando as seguintes considerações:
-
Cadastrar um código com 11 dígitos numéricos, alfabéticos ou alfanuméricos, denominado Identificador do Usuário. Esse código deverá ser informado, juntamente com a sua Senha Internet, sempre que você desejar acessar informações sobre o seu FGTS via telefone celular, palm top ou smart phone.
-
Para sua segurança não serão permitidos cadastramentos de códigos que coincidam com o seu número de inscrição PIS/PASEP, que contenham dígitos repetidos (11111111111, 22222222222, 33333333333, etc.) ou sequenciais (12345678901, 34567890123, etc.).
Obs.: Pode ser necessária a contratação de acesso à Internet e/ou configuração do aparelho. Em caso de dúvidas, contate a sua operadora de telefone celular.