SITE DO INSS CALCULA QUANTO TEMPO FALTA PARA A APOSENTADORIA POR IDADE OU TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO
Fonte: site INSS - 23.02.2018 - Adaptado pelo Guia Trabalhista
Já está disponível para acesso o site do INSS que possibilita o acesso às informações individuais do segurado durante todo o período de contribuição como segurado obrigatório ou facultativo.
Para a maioria dos serviços disponibilizados pelo site, principalmente as informações que exigem sigilo, o site (meu.inss.gov.br) exige que o segurado faça um cadastro informando os seguintes dados:
- CPF;
- Data de nascimento;
- Nome Completo;
- Nome completo da mãe;
- Estado onde nasceu;
Além dos dados pessoais acima mencionados, o site irá exigir outras informações em relação aos dados já existentes junto à Previdência Social tais como:
- Quando ocorreu a sua última contribuição para a Previdência Social via carnê ou GPS?
- Em qual das empresas (listadas pelo site) você já trabalhou?
- Qual o ano de admissão no seu último emprego com carteira assinada?
- Qual o valor do seu salário quando contribuiu pela última vez à Previdência Social?
- Qual dos benefícios previdenciários listados abaixo você recebeu nos últimos 5 anos?
As informações solicitadas acima é uma garantia para que terceiros não consigam fazer o cadastro da senha e obter informações pessoais do segurado. Tais informações deverão estar corretas de acordo com os dados existentes junto à Previdência Social, pois caso contrário não será possível cadastrar a senha.
Havendo divergência nas informações prestadas, o site irá conceder uma senha provisória (anote a senha) para que você possa entrar em contato via chat ou pelo 135 da Previdência Social, para que possa terminar o cadastro com base nas informações que o atendimento solicitar.
Através o site o segurado poderá obter acesso às seguintes informações cadastrais junto à Previdência Social:

Uma vez concretizado o cadastro, o segurado poderá ter acesso à todas as informações tais como a lista de todas as empresas em que trabalhou, a data de admissão e demissão, os afastamentos ocorridos, o extrato de crédito de benefícios, CNIS, bem como o salário de contribuição de cada empresa.
Outra importante ferramenta disponibilizada pelo site é a simulação da contagem do tempo de contribuição para fins de aposentadoria, onde o segurado poderá informar todos os vínculos empregatícios, bem como todas as contribuições feitas através de carnê.
Com o login e senha o segurado nem precisa digitar os vínculos empregatícios, pois o site possibilita que os registros sejam carregados automaticamente, facilitando substancialmente a vida do segurado, conforme opção apresentada na tela abaixo.

Fazendo o login, ao carregar automaticamente os vínculos existentes, o site traz também a informação de quanto tempo falta para o segurado pedir sua aposentadoria, seja por idade ou por tempo de contribuição.
O site também informa quantos pontos o segurado tem para conseguir a aposentadoria por tempo de contribuição, levando em conta a fórmula 85/95 para a aposentadoria integral.
De acordo com a Lei 13.183/2015, até 30 de dezembro 2018, para se aposentar por tempo de contribuição, sem incidência do fator previdenciário, o segurado terá de somar 85 pontos, se mulher, e 95 pontos, se homem, considerando para tanto a soma da idade e o tempo de contribuição.